Perguntas Frequentes

Tem dúvidas relacionadas a certificação digital?
Preparamos essa área principal para lhe ajudar com o seu Certificado Digital.

É uma identidade eletrônica com dados criptografados para Pessoa Física ou Jurídica que garante legitimidade e segurança em operações no ambiente digital, possibilitando você usar sem sair de casa ou do seu escritório.

É um tipo de Certificado Digital que fica armazenado no próprio computador. Esse tipo de Certificado tem validade de um ano.

É um tipo de Certificado Digital que fica armazenado em mídias portáteis, sendo Cartão ou Token. Esse tipo de Certificado tem validade de três anos.

É a versão digital do CPF, garantindo a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas. Usado para assinar documentos, manter relacionamento com a Receita Federal e fazer Declaração do Imposte de Renda, entre outras aplicações.

É a versão digital do CNPJ, garantindo a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas. Usado para assinar documentos, manter relacionamento com a Receita Federal, acessar o Conectividade Social, emitir Notas Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações.

É um tipo de e-CNPJ sem vínculo com a Receita Federal, podendo ser utilizado somente para emissão de Notas Fiscais e sistemas que não exijam conexão com a Receita.

É um Certificado Digital exclusivo para advogados, ele torna possível a realização de peticionamento eletrônico, assinatura de documentos com validade jurídica de forma digital e realizar processos pela internet, entre outros.

É um Certificado Digital exclusivo para médico, ele torna possível a assinatura digital de prescrições médicas virtuais, entre outras aplicações.

É um Certificado Digital armazenado em nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar por meio de um dispositivo móvel ou computador com internet. Tendo validade de 5 anos.

É onde o Certificado Digital tipo A3 fica armazenado e para serem usadas essas mídias devem seguir padrões rígidos de segurança devidamente autorizados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Os tipos de mídia são:

Token: É um dispositivo usb que gera e armazena as chaves criptográficas do Certificado Digital e essas chaves estarão protegidas por uma senha PIN. Nesse modelo não é possível exportar ou copiar o Certificado Digital para outro dispositivo.

SmartCard: É um cartão onde as chaves as criptográficas são geradas e armazenadas que funcionará juntamente com uma leitora com saída USB. Assim como no token, nesse modelo também não é possível exportar ou copiar o Certificado Digital para outro dispositivo.

É possível sim, basta só verificar se ela está apta para validação. Ela pode ser formatada e ter um novo Certificado instalado nela.

A senha PIN é a senha que dá acesso ao certificado. Sempre que você for utilizá-lo, você deverá digitá-la.

A senha PUK é a senha de desbloqueio da mídia. Caso erre a senha PIN 3 vezes, você poderá desbloqueá-la utilizando a senha PUK. Se errar por 3 vezes a senha PUK, a mídia será bloqueada e o certificado digital perdido.

É possível sim, basta só verificar se ela está apta para validação. Ela pode ser formatada e ter um novo Certificado instalado nela.

Compra e Pagamento

Caso tenha escolhido a opção de pagamento por boleto e queira optar por pagamento em cartão de crédito, basta não realizar o pagamento do boleto e fazer um novo pedido.

Caso já tenha efetuado o pagamento por cartão de crédito e queira mudar para boleto é necessário cancelar a compra, entre em contato conosco para solicitar o cancelamento. Para isso você pode contatar nosso Autoatendimento.

Não, o seu único custo é a compra do seu Certificado Digital. Caso deseje você pode contratar o nosso seguro S.Plus por uma taxa a mais, mas não é obrigatório, ficando a sua opção contratar ou não.

O S.Plus é um seguro para sinistros ocorridos com o seu Certificado Digital. Caso haja a exclusão do arquivo, perda ou extravio do Certificado Digital, fica garantido uma nova emissão equivalente ao período restante do Certificado perdido. Mas esse seguro se aplica apenas ao arquivo do Certificado Digital, não a mídia criptográfica em caso de Certificados A3, fica sendo necessário adquirir uma nova mídia.

Caso tenha efetuado o pagamento de ambos, entre em contato conosco para solicitar o cancelamento e reembolso de um deles. Para isso você pode contatar nosso Autoatendimento.

Caso tenha realizado o pagamento de apenas um deles, basta ignorar o segundo. Ele será automaticamente cancelado.

Entre em contato conosco por nosso canal de Autoatendimento.

Agendamento e Validação

A Validação é o atendimento onde a identidade do solicitante é verificada e confirmada para a realização da Emissão. É obrigatória para a geração de um Certificado.

Na InterCert temos dois modelos de Validação para a Emissão:

  • Presencial: Para todos os Clientes.
  • Videoconferência: Para os clientes que possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) posterior a 2016 ou que já tenham feito Certificado Digital anteriormente e já possuam os dados biométricos cadastrados no PSBio.

Caso tenha optado por um validação presencial você responderá um formulário com seus dados e nós entraremos em contato para realizar o agendamento.

Caso a opção escolhida tenha sido videoconferência basta entrar no link de agendamento e marcar o atendimento para o dia e a hora que mais se encaixe nos seus planos. Será necessário informar seu número do pedido em caso de possuir CNH e o CPF e o número do pedido caso não possua CNH.

Certificado Digital e-CPF(Primeira Emissão):

  • CNH emitida após 2016

Certificado Digital e-CPF(Renovação):

  • Documento de identificação dentro do prazo de validade (Carteira de Motorista, Registro Geral – RG, Passaporte, Carteira Profissional CRC, OAB, CREA, CRM, etc), Registro Nacional do Estrangeiro – RNE ou Carteira de Militar);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASE P/CI-NIS – (Opcional);
  • Título de eleitor – (Opcional);
  • Cadastro específico do INSS-CEI – (Opcional). Observação: O documento de identificação apresentado deve ser o original em bom estado, sem rasuras ou replastificação.

 

Certificado Digital e-CNPJ:

Referentes à empresa

  • Documento de constituição ( Estatuto, Contrato social ou requerimento de empresário) + última alteração contratual (se houver); devidamente registrados nos órgãos competentes;
  • Documentos de Eleição da diretoria vigente, quando aplicável;
  • Caso a última alteração contratual esteja junto com a consolidação, não será necessário o documento de constituição.

Observação: Os documentos acima mencionados devem conter chancela Eletrônica.

 

Referentes ao representante legal cadastrado na Receita Federal

Primeira Emissão:

  • CNH emitida após 2016

Renovação:

  • Documento de identificação dentro do prazo de validade (a)(b) ( Carteira de Motorista, Registro Geral – RG, Passaporte, Carteira Profissional CRC, OAB, CREA, CRM, etc), Registro Nacional do Estrangeiro – RNE ou Carteira de Militar);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASE P/CI-NIS – (Opcional);
  • Título de eleitor – (Opcional);
  • Cadastro específico do INSS-CEI – (Opcional). Observação: O documento de identificação apresentado deve ser o original em bom estado, sem rasuras ou replastificação.

Para Certificado Digital de Pessoas Físicas os documentos apresentados devem ser somente os originais.

Para o Certificados Digital de Pessoas Jurídicas os documentos referentes ao representante devem ser os originais ou cópias autenticadas, já os documentos referentes a empresa podem ser cópias simples, desde que fique evidente o registro nos devidos órgãos.

Você deve entrar em contato conosco através do nosso Autoatendimento e realizar o reagendamento.

É um processo de Emissão totalmente remoto, acontece via chamada de vídeo entre o cliente e no nosso Agente de Registro. Será enviado um link ao seu e-mail, no qual batas acessar no dia e hora marcados para iniciar o atendimento.

O atendimento pode levar de 10 a 15 minutos.

Pode. Para isso o celular precisa ter uma câmera, conexão à internet e o navegador Google Chrome.

Você também irá precisar de um fundo uniforme somente para o momento da captura da foto.

Existem duas opções de validação nesse caso:

  • Videoconferência: Para clientes que possuam CNH posterior a 2016 ou que já tenham feito Certificado Digital anteriormente e já possua os dados biométricos cadastrados no PSBio.
  • Atendimento Presencial no exterior: Entre em contato conosco em nosso canal de Autoatendimento para saber se possuímos uma unidade internacional ou um parceiro próximo a você, se sim poderá ser realizado o procedimento de Emissão Presencial.

Nesses casos os nossos agentes irão manter contato através do telefone informado durante o ato do agendamento.

O titular do Certificado Digital. No caso das Pessoas Jurídicas, o titular é o Representante Legal cadastrado na Receita.

No entanto, é possível nomear um Responsável Legal para usar o Certificado em nome da empresa por meio da procuração pública. Daí neste caso, o Representante Legal (responsável pela empresa) e o Responsável Legal (previsto em procuração para o uso do Certificado Digital), devem realizar juntos o atendimento.

Não pode, cada Certificado Digital deve ter sua emissão exclusiva.

Não pode, o titular deve impreterivelmente estar na videoconferência.

O link para realizar a videoconferência é enviado ao e-mail que você informou nos dados de faturamento do seu Certificado Digital. Verifique, além da sua caixa de entrada, as pastas lixo eletrônico e spam.

Agendamento e Validação

Após a videoconferência o nosso agente irá realizar um acesso remoto em seu computador e realizar a instalação para você.

Caso você possua já possua a mídia, o nosso agente irá realizar um acesso remoto em seu computador e realizar a instalação para você.

Caso não possua, compre e após isso entre em contato com nosso suporte através do nosso Autoatendimento para solicitar suporte para a instalação.

Cada mídia A3 token/SmartCard comporta até quatro Certificados Digitais. Mas nós não recomendamos essa prática, pois em caso de problemas com a mídia todos os Certificados serão perdidos, sem possibilidade de recuperação.

É a senha necessária para realizar o processo de emissão ou de revogação, ela será enviada por e-mail no documento reservado.

Revogação é o cancelamento do certificado. Para isso você deve entrar em contato conosco pelo nosso Autoatendimento ou presencialmente em uma das nossas unidades, com o a senha de emissão e revogação.

Renovação

Renovação é a emissão de um novo certificado para quem já possui um certificado digital.

O ideal é renovar o certificado antes do vencimento do que está em vigor.

Pode, desde que a sua biometria esteja cadastrada ou possua Carteira Nacional de Habilitação posterior a 2016.