Miniatura
Pequenas empresas devem ter como aliada a tecnologia
Publicado em: 26/02/2020 às 15:58

Não é de hoje que a tecnologia está cada vez mais presente nas várias esferas do mundo dos negócios. Mesmo assim, diante de tantos avanços, algumas pequenas empresas que adentram nesse mercado financeiro, sentem dificuldades, não estão preparadas para os desafios ou não apostam no uso correto da tecnologia, e muitas vezes, fecham a porta antes mesmo de mostrar todo o seu potencial. Essa ainda é uma realidade alinhada também ao não conhecimento administrativo, de processos, gestão, etc que criam aberturas para esse cenário infeliz na trajetória de uma pequena empresa.

Contudo, o foco de nosso artigo hoje é permitir que o empreendedor se conscientize da necessidade de buscar conhecimento e auxílio às mais variadas tecnologias desenvolvidas para facilitar a vida do gestor, oferecer possibilidades amplas de controlar processos, vendas, além de estar presente em um diálogo comunicacional mais rápido, eficiente e direto com os funcionários, fornecedores e consumidores. 

Sendo assim, quais são as vantagens do uso dessas tecnologias em pequenas empresas? O primeiro que é notável é a “administração das finanças, apontado [...] como um dos motivos de maior dificuldade para seguir adiante com uma empresa”. Há alterativas digitais de controle financeiro ou sistemas que possibilitam uma melhor administração do fluxo de caixa, de questões tributárias e contábeis (emissão de notas ficais, impostos, tributos, contas a pagar e a receber). Para mais informações, você pode ler nossos artigos A importância do orçamento empresarial para a gestão da sua empresa e Como equilibrar o gerenciamento de contas a pagar e a receber.

Também temos a questão da gestão dos documentos, que necessitam de um armazenamento voltado à segurança das informações e dos dados. Uma das alternativas pode ser o processo de digitalização, que faz parte de um dos pilares da transformação digital em uma empresa. Saiba mais sobre o tema, através de nosso artigo Confira as tendências da transformação digital. Você também pode saber informações importantes sobre os principais documentos fiscais para a sua empresa, clicando aqui

Em seguida, citamos a Automatização de processos, que inclui as tecnologias responsáveis pela “competência operacional”, “produtividade e velocidade” nos produtos/serviços, fazendo com que haja mais lucro. A automatização oferece os seguintes benefícios: “atualização de dados cadastrais, pagamentos a fornecedores, planejamento de estoque, gerenciamento de vendas, controle financeiro ou agendamento de prestação de serviços podem ser facilitados com um Sistema de Gestão Integrada”. 

Outro dos grandes problemas financeiros de uma empresa é a questão do “controle do estoque”: há estratégias/dicas destinadas à prevenção de perdas de produtos, por exemplo, em razão da validade. “Soluções que permitem o gerenciamento de estoque integrado aos fluxos de compra e venda de forma automatizada são ideais e facilitam muito para entender como anda o seu negócio”. Você pode também ler nosso artigo Como prevenir perdas através do controle da validade dos produtos no supermercado.

Não podemos deixar de lado os benefícios que as tecnologias possibilitam à comunicação. Mesmo assim, ainda encontramos empresas que têm dificuldades no setor de comunicação e não sabem como lidar com essa questão. São muitas informações, processos, comandos às equipes, demandas, feedbacks, e organização é o ponto-chave para manter o curso coerente da comunicação empresarial. Uma dica é adotar um “sistema de nuvem que também facilita o compartilhamento de informações entre integrantes da sua empresa ou fornecedores e clientes [...]. Outra possibilidade para usar tecnologia na pequena empresa é trabalhar com softwares de gerenciamento de equipe [...] Alinhar os processos entre setores distintos ou mesmo dentro de uma equipe facilita o cumprimento de prazos, diminui perdas decorrentes de atrasos e, por consequência, facilita o atingimento das metas e entrega de projetos”. 

Visivelmente, uma empresa antenada com a tecnologia significa uma empresa que investe no futuro. E esse investimento que “sai”, também “entra” na empresa através do “aumento de receita”, possibilitado por toda essa adesão às novas formas digitais e tecnológicas que dialogam com as pequenas empresas. As tecnologias nunca tiveram tão presentes em nossa vida como agora, e significam uma nova maneira de se relacionar com nós mesmos, com o outro e com o mundo.

O que você, enquanto gestor, está fazendo para mudar a realidade de seu negócio e adaptá-lo às novas tecnologias? Compartilhe conosco sua experiência em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.  Inscreva-se em nossa newsletter para não perder nenhuma novidade e promoções. 

FONTES:

TERRA EMPRESAS; FOLHA BV.