Miniatura
O que você precisa saber quando for escolher um sistema de gestão para sua empresa.
Publicado em: 11/02/2019 às 22:44

É muito importante que uma empresa saiba todas as funcionalidades/usabilidade de um sistema de gestão antes de adquiri-lo. Confira algumas dicas:

É inegável a efetividade de um sistema de gestão em qualquer empresa: antes de mais nada, trata-se de um programa ou software computacional desenvolvido com a finalidade de armazenar, preservar, gerir e automatizar dados/processos/atividades referentes à uma empresa. Além de tornar mais prático certas atividades, como pagamentos, vendas, controles, etc, mantém os setores da empresa interligados, bem como a produção de informações reunidas em um único sistema. 

Os resultados obtidos com o uso de um bom sistema de gestão são inúmeros, fazendo com que o investimento na obtenção de tal software, seja mais um passo para o sucesso de sua empresa. Contudo, se faz necessário pesquisar e compreender os benefícios, e até mesmo, as limitações de um sistema de gestão antes da empresa adquirir tal pacote, diante das inúmeras ofertas no mercado e dos variados tipos de sistemas de gestão.

Pensando nisso, com base em artigos consultados, apresentamos algumas dicas a seguir: 

Verificar a emissão de notas a um nível mensal é uma das primeiras dicas. Essa capacidade de lançamento de notas (grande ou pequeno) mostrará se há ou não a necessidade de se obter um sistema de gestão, e até avaliar a capacidade do mesmo, em relação à produtividade das emissões e dados utilizados. 

O ganho de tempo e produtividade é outro fator a ser sondado: o uso de sistema de gestão fará com que certas atividades e tempo sejam deslocados para outros trabalhos na empresa. Sendo assim, os dados, de forma mais fidedigna, podem ser consultados pelos setores responsáveis da instituição, agilizando a “produtividade e a otimização dos processos”.

O “backup de informações do software” também não deve ser esquecido: mesmo contendo toda a proteção necessária contra invasão ou quebra de dados e privacidade de dados, é importante que o sistema de gestão ofereça também um backup eficiente e seguro, e para isso, há a necessidade de adquirir um sistema em uma empresa confiável. Além disso, uma “interface amigável”, um software com instruções e procedimentos claros e objetivos para executar as funcionalidades apresentadas no modelo específico, complementa a escolha do melhor sistema de acordo com o tipo de negócio da sua empresa. 

Depois desse quesito, temos a questão do suporte técnico, que não deve ser negligenciado! Ele é o canal de comunicação de sua empresa com a fornecedora dos sistemas de gestão, sendo responsável por sanar dúvidas e oferecer todo o apoio necessário. Por isso, é bom consultar sobre os horários e disponibilidade de atendimentos da fornecedora. Isso pode ser visto, por exemplo, no próprio site da fornecedora dos sistemas de gestão. Lembramos que nem tudo diz respeito a vender produtos e serviços, mas o importante é construir uma relação com o cliente/empresa de confiança e disponibilidade de sanar dúvidas sobre aquilo que se vende. Para isso, torna-se necessário conhecer a empresa, de forma física (visita ao local) ou virtual (no site da própria empresa), observando as seguintes informações: tempo de atuação, serviços prestados, como funciona a comunicação com os clientes, etc. 

Por um bom sistema de gestão, esteja apto a pagar o preço de mercado, mas é claro que pode haver negociações, para que ambos os lados saiam satisfeitos na compra e utilização dos serviços. Desconfie de empresas que apresentam um sistema complexo e barato, ao mesmo tempo. 

Veja o orçamento de sua empresa e planeje o melhor momento para adquirir o seu sistema. Lembre que tudo deve ser investimento para que seu negócio prospere ainda mais. 

Com base no artigo apresentado, não deixe de conferir os nossos Sistemas Comerciais, destinados às Farmácias, Postos de Combustíveis, Autopeças, Hotéis/Motéis/Pousadas, Bares/Restaurantes, e para o Varejo. Para mais informações, acesse o nosso blog e lembre-se também de seguir a INTERCERT no Facebook e Instagram